quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação



O tema do Dia Mundial da Alimentação de 2014, "Alimentar o mundo, cuidar do planeta", foi escolhida para promover a conscientização da agricultura familiar e os pequenos agricultores. A atenção do mundo focada no importante papel da agricultura familiar para a erradicação da fome e da pobreza, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, os meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2014 o "Ano Internacional da Agricultura Familiar."

Por que impulsionar a agricultura familiar?

A agricultura familiar, uma realidade presente em todos os continentes, encontra-se hoje frente a grandes desafios e fortes incertezas. No entanto, apesar de que em muitos lugares do mundo os homens e mulheres agricultores familiares tenham sido esquecidos e abandonados pelas administrações públicas, eles continuam a ser a base da produção sustentável de alimentos para avançar rumo à segurança e à soberania alimentares, base da gestão ambiental do território urbano e marítimo e da sua biodiversidade, fonte de importantes dimensões culturais de cada povo e, definitivamente, pilar fundamental do desenvolvimento integral das nações.

1 – Porque garante a alimentação;
2 – Porque gera bem-estar;
3 – Porque combate a pobreza;
4 – Protege a biodiversidade;
5 – Conta com a mulher produtora.

“Há muito trabalho a fazer, sua importância é chave para o desenvolvimento sustentável das nossas sociedades. Está em jogo nada menos que a segurança alimentar dos nossos povos. Bem-vindo seja esse ano de discussão e reflexão construtiva sobre agricultura familiar.” Luis Almagro

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Abelhas Nativas


Elas são pequeninas, organizadas e produzem um mel de excelente qualidade. As abelhas nativas ou indígenas não possuem ferrão, pois tem o mesmo atrofiado.
As abelhas são de grande importância ecológica, pois tem importante papel de polinização das árvores nativas, mantendo as florestas e garantem a produção de alimentos. A maior parte dos vegetais depende de sua polinização, daí a importância de se preservar as diferentes espécies, pois garantem diversidade.
Infelizmente, com a destruição das florestas, algumas espécies estão ameaçadas de extinção.
Quem é criador de abelhas nativas prioriza a preservação ambiental, pois sua produção é pequena comparada com as demais.
Os principais criadores de abelhas concentram-se em Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Urussanga.
Na região, são cerca de 50 criadores, que trabalham para a preservação ambiental e das espécies.

            www.epagri.sc.gov.br