De acordo com o conceito adotado pela FAO (Organizacao das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), floresta é qualquer área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano. As florestas possuem diversas funções como produção, proteção e conservação, serviços sociais e outras. Elas são fundamentais para a estabilização do clima e para a conservação da maior biodiversidade do mundo. E ainda são um reservatório de gases de efeito estufa, regulam os ciclos regionais e globais da água, evitam a erosão e o assoreamento de rios e lagos.
Os principais causadores de impactos ambientais são os desmatamentos para a agropecuária, exploração mineral e extração de madeira.
O desmatamento é monitorado via satélite em cada um dos biomas brasileiros. De acordo com os dados apresentados, todos registraram queda de desmatamento. O Brasil é o 2º país do mundo que mais possui área florestal e ocupa a primeira posição em estoque de carbono na biomassa florestal viva. Apesar dos dados seres bons, ainda existe muitas derrubadas ilegais.
O homem precisa ter consciência de que as plantas levam tempo para se desenvolverem. É nosso dever fiscalizar e denunciar sempre que estiverem sendo mal aproveitados, danificados ou destruídos.
Fonte: Florestas do Brasil em Resumo, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.