terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Monsanto quer dominar o Mundo


Entre as técnicas da biotecnologia encontramos os Organismos Geneticamente Modificados que utilizam a informação genética de um ser vivo em combinação com o material genético de outro. Com isso, podemos modificar o balanço nos nutrientes de um alimento, retirar algum componente ou acrescentar uma determinada resistência. Temos também plantas que podem resistir à pragas e a herbicidas.
A empresa Monsanto criou a soja transgênica que é resistente ao herbicida Roundup Ready. O problema que vou citar não é a produção da soja ou a possível redução na aplicação de herbicida na lavoura, mas a criação de dependência e dominação. Você não pode guardar sementes para plantar no ano seguinte, ou seja, torna o agricultor totalmente dependente da indústria. Além de ser obrigado a comprar a semente, tem que comprar o herbicida específico para esta semente. A empresa ganha duas vezes em cima do agricultor. Lendo alguns textos, vendo alguns vídeos na internet, vi que a Monsanto processou vários agricultores por terem guardado suas sementes.
Muitas pessoas que cultivavam o algodão transgênico na Índia se suicidaram porque a colheita não era boa e a dívida estava enorme. Sementes do Suicídio é o nome do livro de Vandana Shiva sobre o algodão. Recebeu prêmio Nobel alternativo.
No México, a cultura tradicional do milho crioulo não vence no preço do milho transgênico. Então, se quiser ganhar uma renda com o milho você tem que trocar para o transgênico ou então continuar plantando somente para sustentar sua família.  A pressão dos transgênicos tem ameaçado a preservação da base genética representada pelos cultivares tradicionais.
Parte da miséria e da fome pode ser culpa dessa “modernidade”. Vida de muitas famílias completamente dominadas por uma tecnologia que deveria ser só de benefícios. É claro que existem muitos agricultores ganhando dinheiro plantando transgênicos. Mas os ricos, os pobres, duvido. O empobrecimento do pequeno produtor rural aumenta a fome no campo e contribui para o êxodo rural.
E pouco se sabe sobre os efeitos com o uso a longo prazo para a saúde e o ambiente, não há nenhuma conclusão definitiva sobre o assunto. Quanto tempo demorou para provar que o CFC era prejudicial ao meio ambiente? E o DDT na agricultura? Alguns estudos sobre o milho da Mosanto já estão sendo realizados. Cientistas alegam que o milho NK 603 exposto ao herbicida glifosato apresenta maiores chances de desenvolver câncer e outras doenças graves.
No site da BBC é possível encontrar a lista dos transgênicos que já estão na cadeia alimentar.
Mas ainda temos muitos produtos que não são feitos a partir de alimentos transgênicos divulgados em outro site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.