terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Estados Brasileiros Trocam Lixo Reciclável por Desconto na Conta de Luz


Poucas pessoas recusariam um desconto na hora de pagar as contas do mês. E em alguns estados brasileiros, isso está se tornando realidade quando o assunto é conta de luz. As concessionárias de energia de oito unidades da federação - São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e do Norte - já adotam programas que dão desconto na tarifa em troca de material reciclável.
Para descobrir quais cidades possuem o benefício, basta acessar o site da concessionária responsável pela área, onde as informações dos programas são detalhadas.
O projeto funciona da seguinte forma: o material recolhido pelo cliente é pesado e precificado conforme a tabela praticada pelo mercado de reciclagem.
 Para participar, no entanto, é preciso fazer um cadastro na concessionária levando uma conta de luz com documento de identificação em um dos postos de pesagem.
Em São Paulo, sob a administração da AES Eletropaulo, o programa começou em 2013 com o nome Recicle Mais, Pague Menos.
No Ceará, começou em 2007 pela Coelce com o nome Ecoelce. Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Um deles foi o prêmio ODM Brasil, que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Infelizmente em Santa Catarina não existe este programa com recicláveis. O governo preferiu dar desconto na substituição de refrigeradores e freezers que não possuem o Selo Procel.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br 
           http://www.ecodesenvolvimento.org 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.