segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Relatório de Sustentabilidade Global 2013


A sustentabilidade corporativa está aparecendo nas agendas das companhias ao redor do mundo. Os líderes corporativos reconhecem a crescente relevância e urgência mundial dos desafios ambientais, sociais e econômicos.
Lançado pelas Nações Unidas, o Relatório de Sustentabilidade Corporativa Global 2013 sintetiza um feedback levantado sobre as empresas e avalia a sustentabilidade empresarial de hoje. O relatório é baseado nas respostas da Pesquisa Anual de Implementação do Pacto Global. Em novembro de 2012, todas as empresas participantes do Pacto Global foram convidadas a participar da pesquisa on-line anônima – disponível em inglês, chinês, francês e espanhol – que foi administrado e analisado pela The Wharton School of the University da Pensilvânia. Foram entrevistadas 1.712 empresas de 113 países.
Resultados da pesquisa apontam para uma diferença clara entre o "dizer" e o "fazer" das etapas do Modelo de Gestão do Pacto Global. Por exemplo, das empresas entrevistadas, 65% da diretoria executiva está fazendo compromissos, definindo metas e elaborando políticas, mas apenas 35% está treinando gerentes para integrar a sustentabilidade em estratégias e operações.
Dos vários itens analisados dos 4 princípios, 51% das empresas realizam avaliação de impacto sobre o meio ambiente, em relação aos 13% que fazem sobre os direitos humanos, 23% sobre o trabalho e 14% sobre a corrupção no trabalho.
Na área de meio ambiente, 66% das empresas têm instalado um sistema de gestão ambiental, 54% monitoram seu desempenho ambiental (medida), mas apenas 38% relatam seus dados de emissões.
O documento aponta também que quase dois terços dos executivos não sabem quantificar o valor da sustentabilidade nos negócios, o que também é visto como um grande impedimento para o progresso das práticas sustentáveis.

"Nós não podemos alcançar um futuro mais justo, próspero e sustentável, sem o envolvimento e soluções das empresas" foi o que disse H.E. Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.