sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Transporte: O Veneno no Ar


Os habitantes das grandes cidades realizam vários deslocamentos diários que consomem tempo e dinheiro. A população de baixa renda que vive em bairros periféricos é a mais penalizada por percursos mais longos e caros e que subtraem horas de sono. Os meios de transporte, como ônibus, caminhões e carros, são um dos vilões da poluição sonora e do ar nas grandes cidades.

Enxofre
Os ônibus usam o óleo diesel como combustível, que gera inúmeros poluentes agressivos à saúde, sobretudo o dióxido de enxofre (SO2)
Os efeitos na saúde são bronquites, dores de cabeça, inflamações na pleura e câncer dos pulmões. Na presença de vapor de água, passa rapidamente a ácido sulfúrico e provoca chuva ácida.
A partir de 2012 começou a ser comercializado o diesel S-50 através do processo de dessulfurização – processo químico que retira o enxofre do diesel. No início de 2013, a Petrobrás lançou o diesel S-10 contribuindo ainda mais na redução de material particulado e fumaça branca.

Chumbo
O Brasil foi o terceiro país do mundo a retirar o chumbo da gasolina. O chumbo atualmente no Brasil é utilizado somente na gasolina de aviação. O chumbo era utilizado na gasolina para aumentar a octanagem da mesma e foi substituído pela adição de álcool.

Carros desregulados
Nossos carros são movidos à gasolina e álcool. O álcool é menos poluente, mas produz emissões de substâncias nocivas, como o monóxido de carbono (CO), os particulados e aldeídos. A combustão da gasolina gera mais emissões de CO, óxidos de nitrogênio (Nox), ozônio (O3) e de SO2. Elevadas concentrações de CO podem  ocasionar a morte por asfixia e o enfarte do miocárdio.
A desregulagem gera carburação imperfeita e aumenta as emissões atmosféricas de poluentes.
Durante o inverno, ocorre a inversão térmica que retém uma nuvem de poluição sobre a cidade. Nesse período, as pessoas respiram mais que o dobro de gases tóxicos.

Gás Natural
O gás natural é muito menos poluente que o óleo combustível ou qualquer outro combustível fóssil. Trata-se de um combustível mais limpo e ecologicamente correto. A queima do gás natural emite uma quantidade menor de material particulado, pouquíssimo óxido de enxofre – SO2, além de emitir menos dióxido de carbono – CO2, monóxido de carbono – CO e óxidos de nitrogênio – NOx.

Fonte: http://bd.camara.gov.br
          MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania.

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