Em 1975, foi criado o
programa Pró-álcool como uma alternativa para tentar substituir uma parte do
petróleo. Este, desde 1973 estava em crise após ter sofrido um bom aumento em
seu preço. Em 1978, surgiram os primeiros carros movidos a álcool. Mas entre 1986
a 1995, os preços dos barris de petróleo caíram colocando em xeque os programas
de substituição de hidrocarbonetos fósseis. A compra de carro a álcool
continuou sendo estimulada através de menores impostos, mas a produção do
álcool não. Houve a crise do abastecimento e a venda de veículos a álcool
despencou.
Neste mesmo período
houve a retirada do chumbo da gasolina, que servia para aumentar a octanagem.
Ele foi substituído pelo álcool por questões ambientais e de saúde humana. Hoje
o chumbo é usado somente na aviação.
Trinta anos depois, o
Brasil viveu uma expansão nos canaviais para atender em grande escala o
combustível alternativo. Os motores flex conquistaram o consumidor dando um
novo fôlego no consumo interno do álcool. O Gol 1.6 foi o primeiro veículo
desenvolvido e comercializado no Brasil. Benefícios do programa:
- Aumento do número de empregos no campo e nas indústrias ligadas
ao setor;
- Aumento da atividade comercial na área sucroalcooleira, com o
consequente aumento do recolhimento de impostos;
- Redução da importação de fertilizantes pela utilização de
resíduos industriais, como é o caso da vinhaça;
- Crescente utilização do bagaço para fins de cogeração de
energia, sendo que a adoção de tarifas justas viabilizará a produção de energia
elétrica, justamente no inverno, quando o volume de água dos rios é baixa;
- Utilização do bagaço como alimentação animal, o que poderá
tornar o País o maior produtor de carne do mundo, através do sistema de
confinamento;
- O álcool é um combustível menos poluente e renovável, produzido
com tecnologia genuinamente brasileira.
Fonte:
Petrobrás
Portal São Francisco
Biodisel BR
Fonte:
Petrobrás
Portal São Francisco
Biodisel BR
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