segunda-feira, 1 de julho de 2013

Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool)


Em 1975, foi criado o programa Pró-álcool como uma alternativa para tentar substituir uma parte do petróleo. Este, desde 1973 estava em crise após ter sofrido um bom aumento em seu preço. Em 1978, surgiram os primeiros carros movidos a álcool. Mas entre 1986 a 1995, os preços dos barris de petróleo caíram colocando em xeque os programas de substituição de hidrocarbonetos fósseis. A compra de carro a álcool continuou sendo estimulada através de menores impostos, mas a produção do álcool não. Houve a crise do abastecimento e a venda de veículos a álcool despencou.
Neste mesmo período houve a retirada do chumbo da gasolina, que servia para aumentar a octanagem. Ele foi substituído pelo álcool por questões ambientais e de saúde humana. Hoje o chumbo é usado somente na aviação.
Trinta anos depois, o Brasil viveu uma expansão nos canaviais para atender em grande escala o combustível alternativo. Os motores flex conquistaram o consumidor dando um novo fôlego no consumo interno do álcool. O Gol 1.6 foi o primeiro veículo desenvolvido e comercializado no Brasil. Benefícios do programa:

- Aumento do número de empregos no campo e nas indústrias ligadas ao setor;
- Aumento da atividade comercial na área sucroalcooleira, com o consequente aumento do recolhimento de impostos;
- Redução da importação de fertilizantes pela utilização de resíduos industriais, como é o caso da vinhaça;
- Crescente utilização do bagaço para fins de cogeração de energia, sendo que a adoção de tarifas justas viabilizará a produção de energia elétrica, justamente no inverno, quando o volume de água dos rios é baixa;
- Utilização do bagaço como alimentação animal, o que poderá tornar o País o maior produtor de carne do mundo, através do sistema de confinamento;
- O álcool é um combustível menos poluente e renovável, produzido com tecnologia genuinamente brasileira.

Fonte:
Petrobrás
Portal São Francisco
Biodisel BR

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